Enquanto isso em São Vicente: "Vereadores e atual prefeita querem municipalizar uma escola estadual que funciona desde 1964, porque?"




Enquanto isso, em São Vicente/RN população se une a professores e gestores em prol da escola Estadual Joaquim Adelino, segundo moradores da cidade e frequentadores da mesma, comentam que a mesma tem uma das melhores educação do município.

A Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros é referência na educação estadual.

A gestão municipal visa a possibilidade de municipalizar a escola, provavelmente segundo informações apuradas pelo blog que querem aumentar o FUNDEB do município.

Perguntar não ofende, qual o real interesse da atual gestão Vicentina para municipalizar um escola, uma entidade que está dando certo desde 1964?.

O blog soube que existe outras escolas no município de cunho municipal, precisando de serviço. Então não seria melhor recuperar as que estão precisando de reforma?, mas se não dão conta de outras vão dar conta de mais uma?.

Fora outras obras, como outras cidades existe, mas estamos falando de São Vicente.

Com a resposta a gestão da cidade de São Vicente.

DO BLOG: "Era melhor se ocupar com o que precisa ser feito e não mexer com que esta dando certo, porém conhecendo o povo, que prefere educação, então é melhor repensar uma ação como essa pode ser catastrófica as vésperas de 2020, estão mexendo com o futuro filhos e os futuros doutores, que estudam e estudaram nessa estima escola, VAMOS COMEÇAR A CAMPANHA SE #SE_VOTAR_NÃO_VOLTA"

O diretor da escola Renato Faustino escreveu e publicou um nota em sua rede social. veja abaixo.


QUERES NOS SUBESTIMAR E PENSAM QUE NÃO SOMOS INTELIGENTES?


Querida comunidade de São Vicente RN, senhores pais, alunos e funcionários da amada e querida “Escola Joaquim Adelino de Medeiros,” a qual há 55 anos serve de base na formação de cidadãos.

Sabemos que a ideia da municipalização da referida instituição não partiu a princípio do legislativo vicentino (vereadores), nem da governadora como dizem e sim do governo municipal, que desde de gestões anteriores, vem tentando este processo de municipalização. Ao final de 2018 estiveram na inauguração da cordelteca de nossa escola, tentando persuadir a então secretária de educação para realizarem tal feito. Na mesma ocasião conversamos com a secretária, que maravilhada com nossa escola e atendendo também as reivindicações da comunidade através de um abaixo assinado manteve acesa a chama luminosa do nosso “Joaquim” carinhosamente por nós chamado, na esfera em que se estabelece.
Quando falamos de qualidade em educação, se entende que ela depende de uma série de fatores: tempo, espaço, proposta, governo, sistema, infraestrutura, financiamento, contexto social além dos profissionais da educação, além de sapiência e discernimento. No entanto, em nenhum momento julgamos ou tentamos desmerecer os profissionais da educação municipal ou de escola alguma, pois também os profissionais dão o seu sangue e fazem de tudo para que o processo caminhe, inclusive financiando sua própria formação. Sabemos que na educação municipal não existe uma só escola, tem várias, algumas melhor cuidadas e outras sucateadas e que os resultados evolui mais pelo esforço desses profissionais do que pelo governo municipal em diversas épocas. Portanto, não nos responsabilizem por comentários desrespeitosos, diminuindo ou desclassificando educadores de escola A ou B são todos nossos colegas, também capacitados. 
O nosso IDEB (Índice de Qualidade na Educação), apresentado no ano de 2018 foi 5.9. É sim maior do que o do município que é 4.6, do Estado do RN que é 4.9 e do que a maioria dos municípios do RN. Temos o quarto melhor IDEB do Estado. Fazemos valer nosso slogan, que expressa sermos “Um diferencial de qualidade na educação”. Isto é fato consumado e a veracidade dos números comprova e explica o envolvimento e a procura dos pais que matricularam seus filhos nessa instituição. Por isto, estão a nos defender e defende-los. são partícipes da gestão, pois opinam, criticam se necessários e a escola concebe suas sugestões. Somos uma gestão “DEMOCRÁTICA”.
Sim, Democracia pelo que nos consta, não se da só entre governantes, de político pra político, de legislativo para executivo e vice-versa. Se dar com a participação do povo, da comunidade ouvindo e concebendo suas sugestões. 
Reflitam e revejam seus conceitos de cidadania. Somos inteligentes o suficientes para saber quem esta por traz de tal reivindicação, como também saber o que de fato é democracia, e por tanto, vamos a luta até as últimas consequências em busca do melhor para os nossos alunos, atendendo aos apelos de nossa comunidade escolar como um todo, haja vista a os apelos e manifestações dos mesmos para manter o Joaquim Adelino na esfera onde ele está a esfera estadual.
Não existe uma rivalidade e sim uma busca constante de retirada ou transferência de nossos alunos para esfera municipal por um caminho inverso fazendo regredir um processo construído sobre pena de muito trabalho e planejamento dosado de amor e competência, 5.9 – 4.6 não seria ao inverso? 4.6 – 5.9 o caminho. Não estamos impedindo a educação municipal de evoluir, estamos apenas na defensiva de se mexer no time que vem dando certo. Se queres levar nossos alunos por vários meios e formas, estamos tentando mantê-los e oferece-los cada vez mais uma educação de qualidade. Este é o nosso dever. Não transfira para nós a culpa e a responsabilidade que é de vocês. Não existe rivalidade e sim defensiva. 
Justificam tal ato enfocando que haverá aumento do FUNDEB do Município. Se transferir nossos alunos, aumenta o financeiro recebido, mas cresce também as despesas. Não sabem disso? Na educação, financiamento faz parte, mas não é a prioridade para quem se diz democrático, cidadão e comprometido com o bem público. Sobre o fato da municipalização acontecer em todo Estado, isso não é verdade, pois aconteceu em pouquíssimas cidades. Aconteceu em alguns casos particulares em que as escolas do ensino fundamental não tinham sequer alunos. E não podemos justificar que esta municipalização acontecerá por força maior de responsabilidade do ensino fundamental por parte dos municípios e médio por parte do Estado. Nas cidades circunvizinhas, como Florânia, Acari, Currais Novos, Lagoa Nova, Cruzeta e Cerro Corá, o Estado ainda continua com grande parcela do Ensino Fundamental, já que oferece um ensino de qualidade.
Venham conhecer nossa escola. Ela é ‘LINDA!!!!!!!.” Venha ver o que faz dela qualificada. Aqui cada profissional ou membro da comunidade escolar como gestor, pais professores funcionários e alunos tem seu valor reconhecido, tem direito a vez e voto, opinam sobre a distribuição dos recursos. Nosso Projeto Politico Pedagógico reza o que se faz e foi elaborado sobre o diagnóstico e opinião de todos. CIDADANIA E DEMOCRACIA andam juntas. Aqui trabalhamos a partir do NÓS e não do EU individual.
Agradecemos ao nobre vereador João de Zezito que nos apoia desde muito tempo na cultura e como voluntário, ele conhece nossa escola, nossa luta, nosso proceder, nossa história. A culpa não é do mesmo, pois temos em mão copia do requerimento o qual não condiz com o que de fato irá acontecer caso haja municipalização do Joaquim Adelino. De fato, irá satisfazer o ego de uma minoria que só pensa em poder. Não pensam no alunado e na comunidade, estes estão em segundo plano pode ter certeza.
Gratidão aos mestres que no auge de suas aposentadorias ou na labuta do dia-a-dia, se preocupam conosco, se expressaram a nosso favor, sabem que esta escola será sempre a sua casa, seu sangue, sua família. A nossa parceira, a Escola E. Aristófanes Fernandes a qual se sensibilizam e nos apoiam desde anos anteriores em virtude de nossa “SAGA” assim já podemos dizer diante de tanta perseguição.
Agradecemos aos pais, professores, funcionários e a comunidade por serem sempre solidários a nossa luta, possuem causa de conhecimento e sabem o que e melhor para seus filhos e portanto estão a nos apoiar. Também agradecemos aos administradores e grupos de washapp, pessoas que nos apoiam através das suas contas de Whatsapp, Facebook, Instagram, dentre outros. Saudações e gratidão a todos. Contamos com todos vocês para participarem de um ato em defesa e de esclarecimentos a comunidade acerca da real situação tendo em vista a tentativa de municipalização do Joaquim Adelino já a muitos anos. 

#NãoAMunicipalizaçãoDoJoaquimAdelino 

ESSE É O BLOG DO POVO.

Comentários